Exposições/Eventos/Mídia

 

Anéis no Rio – Adriano Mangiavacchi

26 JULHO a 20 AGOSTO / 2016

Desde quando descobriu o Brasil, no início da década de 1970, o italiano Adriano Mangiavacchi se encantou pelas belas paisagens cariocas. Instalou-se no Rio de Janeiro, formou família, se dedicou à arte e participou de diversas exposições por aqui e no exterior. Em 2016, ao completar 75 anos de vida e 35 de carreira, decidiu fazer uma homenagem à cidade que o acolheu e apresenta a individual Mangiavacchi – Anéis no Rio, a partir de 26 de julho, na Galeria Patricia Costa, em Copacabana.

Na mostra, o artista apresenta 12 pinturas inéditas, todas produzidas em 2016, com dimensões que variam entre 90 x 90 cm e 1,80 x 1,80 cm. As formas anelares, tema de pesquisa do artista desde 2005, desta vez aparecem com força total em suas obras, numa referência aos Jogos Olímpicos na cidade.

“Os anéis já fazem parte do meu trabalho há mais de uma década e permitem inúmeras possibilidades de expressão. Nesta produção os imaginei como forma de união, de ligação entre o que se vê e o que se sente. São os símbolos de distinção entre o que se sabe e o que se imagina”, explica o artista.

Mas os anéis não eram suficientes para expressar o amor do artista pelo Rio e, diante da bela vista de seu ateliê, em Vargem Grande, Adriano Mangiavacchi não resistiu às curvas dos morros e montanhas cariocas e as trouxe para suas pinturas. “Depois de muitos anos com trabalho voltado para as cenas urbanas, quero exaltar a criatividade da natureza expressa através de suas infinitas e sempre diferentes paisagens”, diz. “Gosto de imaginar as poderosas forças telúricas que moldaram essas formas tão assombrosas e ao mesmo tempo tão sensuais”, resume Mangiavacchi.

O Artista

Seu histórico e trabalhos em nossa galeria