Currículo
Philippe Serond, nasceu em 1959 em Paris e vive atualmente entre a França e o Brasil. Formou-se pela Academia Charpentier Paris Montparnasse, escola de artes aplicadas de Paris.
“Meu trabalho dos últimos anos é muito próximo dos haikus, pequenos poemas japoneses extremamente curtos que se propõe a evocar a evanescência das coisas, como instantes fugazes de felicidade onde tudo se coordena perfeitamente no tempo e no espaço.
O haïku (俳句) é uma forma poética muito codificada, contração de Haikai que significa “diversão leve, por vezes frívola”, e de Hokku indicando a brevidade da proposta. Na sua forma atual, a origem desses poemas remonta ao século XVII com o poeta Bashō Matsuo.
Não se contentando a descrever o momento, o haïku traduz na maioria dos casos uma sensação. Ele é uma espécie de fotografia instantânea. Como uma emoção, um sentimento passageiro, ele é rápido e conciso e incita à reflexão. Assim, cabe ao leitor de criar a sua própria imagem.
Minhas obras são também frequentemente relacionadas aos encontros e às viagens, nas suas noções iniciáticas tanto quanto físicas, à imagem de uma representação platónica do mundo onde a observação do real pode permitir in fine o acesso às ideias superiores, ou seja à nossa inteligência…”
Criação e realização de afrescos murais em hotéis
- Sheraton Rio de Janeiro e Sheraton São Paulo, no Brasil,
- Cassino de Iguaçu, na Argentina,
- Sheraton Varsóvia, na Pôlonia,
- Sheraton Santiago, no Chile,
- Sheraton México, no México,
- Sofitel Barcelona, na Espanha,
- Sheraton Lima, no Peru,
- Méridien Saint François Guadeloupe, nas Ilhas Caraibas
- Hotel Bouygues Loisirs Valescure, Saint Raphaël, na França
- Hôtel de Madrid, Neuilly sur Seine, na França
Criação e realização de pinturas monumentais em paredes (murs peints) em Paris, Marseille, Perigueux, Bordeaux, Barcelone escolhidas através de concursos publicos comissionados pelos governos locais.
Pinturas em casas particulares em Paris, Bordeaux, Angouleme, Genebra, Berlim, Amsterdam, Nova York, Palm Beach.
Entre os diversos trabalhos artisticos realizados para Galeries Lafayette, Boulevard Haussmann, Paris :
- 100 anos de Galeries Lafayette (30 esculturas de 3 a 5m sobre a fachada da loja);
- Festivais da moda com Bob Wilson, David La Chapelle, entre outros;
- Exposições sobre países (esculturas monumentais como Buda gigante para Ásia, Ganesh de 2500kgs para Índia, lustre de 18m de diâmetro com 1800 lampiões para China, instalação completa da exposição China em 1500m2)
- Presépio de Natal da Catedral Notre Dame de Paris para o ano 2000, 150 personagens pintados sobre madeira sablé. Animação de 25 entre eles.
Diversas exposiçoes de grupo em Paris, Bordeaux, Genebra.
Em 2015 :
- Exposição particular na galeria 195 em Itacaré Bahia.
- Exposicão particular em Jonzac, França dentro de um claustro do século XIII.